Reunião de PP teve alerta para importância do cumprimento da Lei Seca

A Comissão de Produtos Perigosos mantém as empresas associadas informadas e em conformidade com as normas que regem a logística e transporte de materiais sensíveis

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul -SETCERGS, promoveu, nesta terça-feira (14/11), mais uma Reunião de Produtos Perigosos (PP). O evento, conduzido de forma online e iniciado às 10h30min, contou com a participação do instrutor Gilberto Cheiran.

A reunião iniciou com as saudações do coordenador da Comissão, Giovani Pasini, e da diretora do SETCERGS, Etiane Clavijo. Em seguida, o instrutor Gilberto Cheiran falou do cenário regulatório e chamou a atenção para a importância das empresas investirem na qualificação de seus colaboradores.

“Muitas vezes, negligenciar essa responsabilidade pode acarretar consequências significativas. No contexto atual, as multas são rigorosas e órgãos reguladores, como o Ministério do Trabalho, o Ministério Público e o Inmetro, exercem fiscalização criteriosa, a atenção a essas questões torna-se imperativa”, disse.

Na sua apresentação, também foi destacada a marca dos 15 anos da Lei Seca no Brasil. Apesar dos avanços na legislação, os números ainda trazem preocupação. Neste período, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF) contabilizou mais de um milhão de infrações relacionadas à condução sob influência de álcool, sendo 90% em veículos leves e 7,55% em veículos de carga.

Geo Emergencial Ambiental

Na sequência, Silvio Costa Junior, fez uma apresentação da empresa especializada no atendimento a emergências ambientais em todo o Brasil. Entre as soluções apresentadas, o especialista detalhou uma série de treinamentos oferecidos em diversas áreas. Alguns exemplos são voltados a Licença de Operação, NR 20, Plano de Resposta Emergencial, Legislação para Transporte de Produtos Perigosos e Formação de Brigada de Emergência.

Curso de Atualização da Legislação para Transporte, Armazenagem e Manuseio de Produtos Perigosos

Ao final do evento, foi feito convite aos participantes para participação no módulo de treinamento essencial para profissionais do setor de transporte, armazenagem e manuseio de produtos perigosos e não perigosos. A atividade acontecerá no dia 28 de novembro, na sede do SETCERGS, localizada na Avenida São Pedro, nº 1420, em Porto Alegre e terá uma carga horária de oito horas, com início às 8h e término ao meio-dia, retornando às 13h e encerrando às 17h.

O programa abrangerá tópicos como a interpretação das normas aplicadas e a análise das regulamentações em vigor. Além disso, fornecerá informações atualizadas sobre as normas da ANTT, INMETRO, ABNT, SENATRAN, IBAMA, as novas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência, e legislação ambiental estadual e municipal.

Para inscrições clique o link abaixo

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×