Próxima segunda é o último dia para desconto de 10% no pagamento do IPVA 2022

Até agora, 1,4 milhão de carros já foram pagos, sendo 100 mil apenas em janeiro

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul tem até a próxima segunda-feira (31) para garantir o desconto de pelo menos 10% no pagamento do IPVA de 2022.  Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), mais de 100 mil veículos já foram pagos apenas em janeiro. Ao todo, são 1,4 milhão de carros com os valores em dia , o que representa 37,15% da frota a ser tributada em solo gaúcho.

As reduções podem chegar a 28%, para condutores que não cometeram infrações nos últimos três anos e que possuem até 150 notas fiscais, dentro do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Até 30 de dezembro, foi possível obter o abatimento máximo, de 10% sem a inclusão de reajuste da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que já está valendo desde o início do ano – chegando a quase 35% de desconto.  Após a virada do mês, os benefícios sofrerão uma nova diminuição. 

O calendário de pagamento antecipado prevê reduções até 31 de março. De 1o a 25 de fevereiro, o desconto é de 6%, com máximo de 24,8%. A partir de então, passa a ser de 3%, podendo chegar a 22,4%.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou internet banking dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). A Sefaz frisa que, neste ano, a Caixa não está arrecadando pagamentos de IPVA.

Problemas no pagamento por Pix

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de efetuar o pagamento por Pix. Para isso, o proprietário do veículo precisa consultar o site ou o aplicativo do IPVA RS, no qual será gerado um QR Code.

No entanto, desde o final de dezembro, alguns contribuintes relatam dificuldades na hora de concretizar a transferência. A alternativa, nesses casos, é optar por outra modalidade de quitação.

Fonte: GaúchaZH

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×