Procura por diesel, gasolina e etanol aumenta mesmo com alta nos preços dos combustíveis

Melhora no desempenho econômico é uma das causas

A demanda por diesel no Brasil no 3º trimestre de 2021 deve superar os níveis registrados no mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. É o que aponta o Relatório de Previsão do Mercado de Petróleo da S&P Global Platts Analytics para a América Latina. A demanda deve alcançar o patamar de 1,1 milhão de barris por dia, 15 mil barris a mais do que em 2019.

O relatório mostra que o apoio dos setores de agricultura e transporte, as fortes vendas no varejo e o desempenho econômico melhor do que o previsto são fatores que devem influenciar o aumento da demanda por diesel no curto prazo. Porém, infecções por COVID-19, tensões políticas e a seca em curso são pontos de atenção que podem interferir nas projeções.

Gasolina e etanol

O relatório da S&P Global Platts Analytics, principal fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia, também aponta que a demanda por gasolina e etanol no terceiro trimestre de 2021 deve crescer no Brasil, chegando a 885 mil barris por dia, cerca de 15 mil barris por dia a mais em relação ao mesmo período de 2020. Apesar do aumento, a demanda ainda deve ser 60 mil barris por dia menor do que o registrado no mesmo período de 2019.

Fonte: S&P Global Platts

[xyz-ips snippet=”tagsPost”]

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×