PESQUISA: SETCERGS luta por créditos de ICMS para transportadoras gaúchas

Empresas são obrigadas a comprar fora do estado para evitar aumento de custos

A utilização de créditos de ICMS decorrentes da aquisição de insumos é muito relevante para equilibrar os custos das empresas de transporte rodoviário de cargas. Estados como Santa Catarina e Paraná, por exemplo, permitem o aproveitamento do crédito de ICMS nas aquisições de pneus, lubrificantes e outros insumos, já que as normas expedidas pela administração fazendária local admitem isso. 

Mas, no Rio Grande do Sul, esse aproveitamento é impossível, o que prejudica as empresas gaúchas. Conseguir que o governo gaúcho viabilize esse direito é uma luta histórica do SETCERGS e vem sendo tema de diversas reuniões de representantes da diretoria com a Secretaria da Fazenda.

Para comprovar que essa restrição prejudica a economia do próprio estado, afugentando as empresas que comprariam aqui seus insumos e movimentariam a economia local, o SETCERGS pede aos transportadores que respondam à pesquisa abaixo. Ela tem apenas uma página e vai trazer subsídios para que o sindicato tente convencer o poder público do que já é bem sabido no dia a dia das empresas. As transportadoras não serão identificadas.

> Clique aqui e acesse a pesquisa <<

 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×