Novembro Azul: Sérgio Gabardo conta como descobriu o câncer de próstata

Prevenção é tema da mais recente live SETCERGS & COMJOVEM. Assista!

Foi em exames pedidos pelos médicos antes de uma cirurgia estética que o empresário Mário Sérgio Gabardo descobriu que estava com câncer de próstata. O diagnóstico foi uma surpresa. “A urologista fez uma cara feia pra mim e pediu uma investigação maior. E eu nunca havia tido problema com a próstata, não tinha sintomas nem tomava remédio nenhum”, ele conta.

Hoje, dois anos depois de vencer a doença, o presidente da Transportes Gabardo e presidente eleito do SETCERGS fala abertamente sobre a experiência que pode servir de alerta para outros homens.

“Quando concluí os exames, recebi o parecer de que a cirurgia deveria ser feita imediatamente. Como o câncer estava apenas na próstata, tive muita sorte.” Gabardo foi operado em São Paulo pelo médico Rafael Coelho.

A medicina está evoluindo no combate à doença, que é o tipo de câncer mais frequente no Brasil entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Embora seja uma doença comum, muitos homens evitam falar sobre o assunto por medo ou desconhecimento. No entanto, a detecção precoce é extremamente importante para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. “Eu costumava fazer os exames de rotina todos os anos”, diz Gabardo. “Agora vejo que, se tivesse feito a cada seis meses, talvez não precisasse sequer operar.”

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce); ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento). No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O empresário faz um alerta para todos os homens: “Não tem que ter medo do exame de toque. Não tem que ter vergonha. Existe o tabu, mas não tem nada a ver. A prevenção é a melhor coisa que existe. Ela salva vidas.”

Dia 17 de novembro, a Gabardo Transportes vai fazer um dia de atividades de conscientização para os funcionários, inclusive com palestra do urologista Claudio Teloken, representante da Academia Sul-Riograndense de Medicina. Sérgio Gabardo também participou da live SETCERGS & COMJOVEM, que aconteceu na quarta-feira (11), integrando-se à mobilização do Novembro Azul do SETCERGS. A transmissão ainda teve a presença do médico urologista dr. Marcos Vinicius Teffili; da diretora de gestão do SETCERGS, Thais Bandeira; e do diretor do SETCERGS, José Antônio Cincos Jr.

Não perca essa oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a doença!

A live continua disponível. Assista abaixo:

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×