Movimento MSBC cria soluções de transporte de baixo carbono

Descarbonização é pauta importante para o setor de transporte

Lançado em outubro deste ano, o movimento Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono (MSBC) tem o objetivo de reduzir a quantidade de carbono através do transporte. Como a COP 26, em Glasgow, na Escócia, está próxima, esse é o momento de reafirmar os compromissos de redução de emissões coletivamente, rumo à descarbonização.

Entidades dos setores automotivo e de biocombustíveis se uniram para a construção de um plano estratégico para promoção da Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono (MSBC) no Brasil. 

O movimento MSBC é destinado a promover cooperação multidisciplinar sobre temas relacionados à descarbonização da mobilidade, contribuindo para as discussões sobre políticas públicas que envolvam tecnologias de baixo carbono, entre elas a hibridização e a célula de combustível que usem fontes sustentáveis de energia, estimulando o desenvolvimento econômico equilibrado e socialmente inclusivo. 

Essa cooperação visa contemplar as rotas tecnológicas de forma ampla, sem exclusão de nenhuma, complementando as linhas de eletrificação a bateria e outros caminhos rumo à descarbonização. O objetivo é contribuir com as autoridades e entidades governamentais na construção de um plano estratégico para a ampliação da utilização dos biocombustíveis no Brasil, bem como estimular P&D no país, gerar empregos e combater o aquecimento global por meio de novas tecnologias ambientalmente sustentáveis. 

Para tal, o MSBC tem entre suas metas estimular a convergência entre os diversos e importantes programas e iniciativas governamentais, como Rota 2030, Proconve, RenovaBio Combustível do Futuro, permitindo que o Brasil desenvolva soluções genuínas seguindo seus diferenciais energéticos, com potencial para atrair a atenção de outros países. 

Fonte: ANFAVEA

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×