Mercado de pneus retrai 12,9% em 2020

Carga está entre os segmentos menos afetados

Apesar das vendas crescentes nos últimos meses do ano, a indústria de pneus não conseguiu compensar as perdas do primeiro semestre, provocadas pela chegada da Covid-19 no País, e encerrou o ano com queda de 12,9% em suas vendas internas. Foram comercializadas quase 51,8 milhões de unidades, ante as 59,5 milhões de 2019.

Todos os segmentos foram afetados pela pandemia, mas o que mais sofreu foi o de automóveis, com recuo de 19,2% nas vendas totais, com uma baixa de 32% nos negócios diretos com as montadoras e de 13,4% no mercado de reposição. O de comerciais leves teve retração total de 13%, enquanto as vendas para o segmento de carga caíram apenas 1,8% e para o de duas rodas, 1,2%.

Conforme balanço divulgado pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, na terça-feira, 12, o final de 2020 foi marcado por sucessivos meses de boas vendas, incluindo as de dezembro (4,82 milhões de pneus), que foram 9,5% maiores do que as de idêntico mês de um ano antes (4,4 milhões).

Nesse mesmo comparativo, houve elevações de 27% em comerciais leves, de 25,8% nos pneus de carga e de 20,3% no de duas rodas, enquanto no caso dos automóveis a queda foi de 1,9%.

Com relação às exportações, a queda chegou a 24,2%, com 11,2 milhões de pneus embarcados no ano passado ante os 14,7 milhões de 2019. As importações também caíram, de 24,9 milhões para 20,9 milhões de unidades (menos 16,3%).

Em dólares, no entanto, as vendas externas recuaram menos do que as importações, com o setor fechando 2020 com superávit de US$ 220 milhões, valor 1,3% superior ao registrado em 2019.

Fonte: Redação AutoIndústria

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