Live do SETCERGS mostra os próximos passos da implantação do DT-e

Vídeo já está no YouTube, assista!

O presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, o diretor de Gestão, Roberto Machado, o vice-presidente de Transporte Internacional, Lucas Scapini, e o diretor Marcelo Dinon apresentaram, nesta quinta-feira, a live “Afinal, como vai funcionar o DT-e?”, com a participação do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). Goergen foi o relator da Medida Provisória 1051/2021, que criou o Documento Eletrônico de Transporte.

O parlamentar apresentou os principais pontos do documento. Ele esclareceu que o DT-e vale apenas no Brasil. Que a implementação deve acontecer em três etapas – chamadas de “ondas” pelo governo federal – e a previsão é de que a plataforma comece a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. Até lá, devem ser assinados os convênios para que os documentos estaduais sejam incluídos. 

Scapini, que é coordenador da Comissão do Mercosul, promotora do encontro online, agradeceu a todos que ajudaram a construir o projeto do DT-e. Mas ainda há uma grande tarefa pela frente, que é a regulamentação. A medida deve ser sancionada e virar lei até o dia 27. “A partir daí, é ficarmos em cima para melhorar ainda mais a implantação do sistema. Vai ter coisa dando certo e coisa dando errado, e vamos ter que ir ajustando ao longo do tempo”, afirmou Goergen.

Marcelo Dinon lembrou que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir à plataforma.  “O espírito agora é ajudar a lapidar essa ferramenta.” Ele fez um convite para que mais transportadoras ingressem no SETCERGS e participem de iniciativas como essas, pois o objetivo da entidade é entregar valor aos associados.

Roberto Machado questionou o parlamentar sobre a previsão da constituição de um comitê para trabalhar na regulamentação e a possível inclusão nele de representantes do SETCERGS. “O transportador vai contribuir muito para o aprimoramento do DT-e”, disse. “Podemos levar nossa expertise operacional para dentro dessa comissão”. Goergen se comprometeu a buscar essa informação.

No encerramento da live, o deputado agradeceu a oportunidade de participar do bate-papo com integrantes do setor, que têm a vivência da questão, e pediu que o contato seja mantido para melhorar ainda mais a legislação. 

O presidente Sérgio Gabardo aproveitou para saudar os 48 anos da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e, homenageando o presidente Francisco Cardoso, estendeu os parabéns a todos que estão ligados ao transporte internacional. 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×