Ligações de cobrança serão identificadas pelo código 0304 

Ligações foram consideradas abusivas

A partir dos próximos dias, pessoas que estão com contas em atraso vão conseguir saber quando receber uma ligação de cobrança. O conselho diretor da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – aprovou, por unanimidade, que as chamadas realizadas por empresas de cobrança sejam identificadas com o prefixo 0304 mais o restante do número do telefone.
Essa determinação segue o exemplo do que já ocorre com as empresas de telemarketing, que são obrigadas, desde 8 de junho, a usar o prefixo 0303.
A sugestão foi do conselheiro Emmanoel Campelo, que realizou a última reunião ordinária de seu mandato na Anatel nesta quinta-feira, 3. Segundo ele, as ligações de cobranças são tão abusivas quanto as ligações de telemarketing.
“A atividade de cobrança é ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”, afirmou o conselheiro. “Não é porque está devendo que o cidadão se torna de segunda classe. Essa é uma ferramenta que empodera o usuário”, pontuou, na reunião.
Receba as newsletters do Valor Investe em seu e-mail
Campelo condenou as chamadas curtas, que disse serem utilizadas tanto pelo telemarketing quanto pelos serviços de cobrança. Chamadas curtas são aquelas de zero a três segundos, feitas por robôs e normalmente utilizadas como “prova de vida” para saber se a linha existe. Depois, uma pessoa liga fazendo a cobrança ou oferecendo um produto ou serviço.
Além de poder identificar o telemarketing a partir do prefixo, o consumidor também pode pedir para bloquear ligações de uma lista de empresas a partir do site Não Me Perturbe.
Fonte: Valor Investe

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×