Imprensa repercute reajuste nos preços do diesel

SETCERGS avalia impactos na economia e nos negócios

O aumento no preço do diesel, anunciado pela Petrobras na terça-feira (28) preocupa setores econômicos. Em um cenário de inflação elevada, o aumento do preço do combustível acaba sendo transferido para produtos e serviços. Em matéria para GZH o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, falou sobre a necessidade de repasse pelas empresas de transporte. Também avaliou que o impacto do reajuste é mais amplo, pois afeta o setor em relação a outros produtos necessários para a atividade do transporte. O efeito dominó encarece ainda mais o trabalho das empresas.

— Junto do aumento do diesel costumam vir outros, como no preço do pneu e de outros derivados usados no caminhão. 

O presidente do SETCERGS avalia que o governo federal deveria conversar com os Estados no âmbito dos impostos estaduais sobre os combustíveis, para diminuir a pressão nos preços. Leia aqui a matéria completa

O vice-presidente Diego Tomasi foi entrevistado no programa Atualidade, da Rádio Gaúcha. Ele falou sobre o desafio das transportadoras gaúchas, que estão longe dos grandes centros, e da busca de uma previsibilidade maior dos reajustes definidos pela Petrobras.

— O que pode ser feito de forma mais imediata é uma revisão da questão dos impostos. Além desse aumento que tivemos hoje, daqui há alguns dias vamos ter a elevação do preço-base de cálculo do ICMS. 

Ele enfatizou que um entendimento sobre redução dos impostos sobre o combustível é muito importante para o setor, que precisa de políticas que tornem os custos da operação mais viáveis. Clique aqui e ouça.

A entrevista também foi publicada na coluna de Giane Guerra.

 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×