Fraude no IPVA 2023: como se proteger dos golpes que circulam na rede

Golpistas se aproveitam da temporada de pagamentos

Os golpistas se valem de métodos simples para tirar vantagem sobre aqueles que estão desavisados. E, entre esses atos está o envio de boletos de cobrança para a vítima, seja via e-mail ou até mesmo no correio.
Por mais que esse documento pareça legítimo – com logotipos e informações que remetam a um órgão oficial – não dá credibilidade.
A falsificação também pode começar a partir de um telefonema ou uma mensagem de texto de uma pessoa que se passa por um funcionário do Detran. No conteúdo da mensagem ele alega que o pagamento do IPVA 2023 está atrasado e, por isso, solicita o pagamento para evitar futuras complicações.
Para se proteger, é importante sempre desconfiar de links que cheguem por e-mail, SMS ou WhatsApp. Mensagens e avisos do DetranRS podem ser consultados na Central de Serviços, ou são disparados por e-mail exclusivamente do endereço nao-responda@detran.rs.gov.br (uma forma de deixar claro que a ferramenta só tem saída, não aceita respostas).
Vale lembrar que os boletos para pagamento do IPVA 2023 são sempre emitidos pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou Detran. Fica a critério do contribuinte escolher qual a melhor forma para quitar o IPVA, à vista ou parcelado.
Fonte: Autopapo/DetranRS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×