Evento ocorre na sede do SETCERGS com foco em prevenção, integração e gestão de risco no TRC
A segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) estará no centro das atenções nesta terça-feira (28/4), com a realização do Fórum Regional de Segurança do SETCERGS. O encontro ocorre a partir das 14h, na sede da entidade, em Porto Alegre, reunindo representantes das forças de segurança, especialistas e empresas do setor.
Com foco em soluções práticas, o evento tem como tema “Quem não gerencia risco paga a conta” e aborda o uso da inteligência artificial, a integração entre instituições e o fortalecimento das estratégias de gerenciamento de risco — fatores cada vez mais determinantes para a segurança das operações.
A programação inicia com o painel “IA na segurança do transporte de cargas”, que reúne representantes da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Brigada Militar. O debate traz a aplicação de tecnologias no combate ao roubo de cargas, com foco em prevenção, monitoramento e resposta, além de protocolos práticos para atuação em situações de ocorrência.
Na sequência, o painel “Desafios reais do setor” será conduzido pela Comissão de Segurança do SETCERGS, com apresentação de iniciativas em andamento, o papel da entidade no fortalecimento da segurança e a importância da integração entre empresas e instituições.
Encerrando o encontro, o painel “Seguro como estratégia” reúne seguradoras especializadas para tratar da proteção das operações e da redução de riscos na prática. Entre os temas estão coberturas, exigências e boas práticas de gerenciamento de risco, contribuindo para decisões mais seguras no dia a dia das empresas.
Programação
14h20 às 15h
Painel 1: IA na segurança do transporte de cargas
15h20 às 16h
Painel 2: Desafios reais do setor
16h às 16h45
Painel 3: Seguro como estratégia
O evento é gratuito e voltado às empresas do setor, reforçando o compromisso do SETCERGS com a qualificação, a integração e o fortalecimento da segurança no transporte de cargas.
Fonte: Jornalismo SETCERGS