Congresso no Porto de Estrela apresenta caminhos para o desenvolvimento da região

Promoção do SETCERGS e da E-Log destacou novos rumos para as empresas

Com uma programação recheada de painéis temáticos, oportunidades de networking e diversos expositores, o 1º Congresso Técnico de Logística dos Vales movimentou o porto de Estrela nesta terça-feira (11). Organizado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e pela Empresa Pública de Logística (E-Log), o encontro teve apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e governo de Estrela, e recebeu mais de 400 inscritos.

“Todos saem daqui tendo aprendido lições sobre a mudança constante que é necessária na busca de inovação e de atender clientes cada vez mais exigentes. Há uma cobrança muito grande por se superar a cada dia”, lembrou Sérgio Gabardo, presidente do SETCERGS. “Precisamos ser melhores, mais humanos e ouvir a todos e todas. São os pilares que sustentam as empresas.”

Entre os temas em debate estiveram perspectivas para o futuro, inovações no setor de logística e gestão de empresas familiares.

O vice-presidente de Transportes do SETCERGS e organizador do evento, Diego Tomasi, ressaltou que um dos propósitos da atividade foi oportunizar a troca de conhecimentos de gestão para melhorar a competitividade das empresas no Vale. A região tem ligação com grandes centros, o que é fundamental para a redução de custo logístico e o escoamento da produção. “(O Congresso) foi cheio de boas oportunidades para a gente se conectar cada vez mais”, pontuou. “Uma região que tem uma logística forte e desenvolvida tem muito mais possibilidades de crescimento.”

Para Elaine Strehl, diretora-presidente da E-Log, o encontro superou as expectativas. “As palestras, o alto nível dos participantes e a presença de visitantes da serra e da região dos vales agregaram muito. Nós iniciamos um processo de transformação. Creio que todas as pessoas que aqui estiveram vão pensar diferente a partir de agora.”

Entre os presentes estavam autoridades como o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann; o deputado federal Jerônimo Goergen; o desembargador do Trabalho Gilberto Souza dos Santos; prefeitos e vereadores da região.

Para o presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, o Congresso Técnico abordou temas que impactam fortemente a economia regional, com a possível integração dos modais rodoviário e hidroviário. “Temos que discutir esse assunto com profundidade e avaliar possibilidades de se inserir na logística do futuro. Vamos projetar o que se espera nos próximos anos e como podemos ter essa intermodalidade na região.”

A programação teve ainda reuniões da diretoria do SETCERGS e da COMJOVEM Porto Alegre, com apresentação de produtos feita pela startup Motorista PX, plataforma que conecta caminhoneiros a transportadoras de cargas para serviços pontuais.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, agradeceu ao SETCERGS e aos demais promotores pela iniciativa. “Nós somos uma região economicamente para o Rio Grande do Sul mas, às vezes, precisa acontecer o que aconteceu aqui no Congresso para destacar isso. Então deixo nosso agradecimento pela visão do presidente Sérgio Gabardo e de toda sua equipe”, concluiu.

Veja algumas fotos do 1º Congresso Técnico de Logística dos Vales:

Fotos: Frederico Sehn/divulgação

Foram parceiros da iniciativa:

Dipesul Volvo – Randon – Mondial – Rhodoss – Delta Global – Truckpag – Trucks Control – Brasdiesel/Scania – Transpocred – Wallerius Seguros – CTA Smart – Transoft – Atual Pneus – Grupo Hoff

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×