Comunicação e Marketing para Transportadoras

Tema do encontro da COMJOVEM na manhã desta terça-feira, (31/10), abrirá novos caminhos

Um encontro on-line recheado de dicas para construção do planejamento de Marketing direcionado a transportadoras e embarcadores. O núcleo que faz parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS, trouxe profissionais da área de marketing que enriqueceram o bate papo realizado nesta manhã.

O principal assunto foi como construir uma planejamento de marketing digital para 2024 alinhado ao posicionamento das transportadoras, dê se tornaram marcas conhecidas e que isso gera valor. “Falta um entendimento e um posicionamento forte, os clientes hoje sabem muito mais e também exigem mais. É o momento de mostrar que o marketing é uma ferramenta que dá poder para um bom posicionamento da marca”, relata Jonathan Souza, Sócio-Fundador da Akau, agência especialista em branding, design e marketing.

O marketing digital ganha espaço como uma estratégia muito eficaz, capaz de gerar relacionamentos duradouros, fidelização de clientes, vendas e lucratividade. O branding digital que significa “gestão de marca na internet” foi bastante batido na reunião. No entanto, o conceito ultrapassa seu significado literal e envolve aspectos relacionados à percepção de valor de uma marca, tais como: identidade visual, conteúdo, audiência e autoridade.

“A construção da identidade visual através de cores, designs e formas gera sentimentos, e a marca consegue se expressar. É tão importante por conta de trazer esses sentimentos e ao mesmo tempo conversar com o seu público. A identidade é construída com poucos elementos através de cores, logos e formas que agregam valor à marca. A intenção é levar essa identidade adiante, onde as pessoas reconheçam a marca pelas suas características”, resume Gabriel Hejazi, Diretor de arte com mais de 18 anos de atuação no mercado publicitário, sócio fundador e responsável pelo portfólio da Agência Akau.

Segundo a Coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza, pós-graduada em Branding e Comunicação pela ESPM-POA, o setor de transporte de cargas e logística tem um espaço muito grande para ocupar nesta área ainda, mostrando seu posicionamento e a sua essencialidade. “O embarcador e a transportadora precisam estar presentes nos canais de comunicação para gerarem conexões, identificação e relacionamento. A conexão e a identificação acontecem através de marcas que se posicionam e se comunicam, mostrando a sua identidade, seus valores e seus serviços, consequentemente, vai gerar percepção, relacionamento e negócios “, comenta.

O vice-coordenador da COMJOVEM, Gustavo Kras, foi que conduziu o encontro e foi pensando em outras possibilidades que possam agregar com geração de valor e trazer o conhecimento e o desenvolvimento para outros departamentos dentro do setor do transporte rodoviário de cargas.

“ Temos um horizonte muito amplo, às vezes não se tem o entendimento. Não comunicamos como é feito nosso serviço de transporte, nem quais são nossos segmentos, e a nossa importância dentro da economia do Brasil. A ideia de trazer esse assunto é despertar o interesse e esse olhar mais crítico de alguns transportadores que ainda não investem na comunicação e marketing, principalmente no digital. Mostrar a importância da construção da sua marca e montar seu planejamento estratégico para 2024”, finaliza Gustavo.

Durante a apresentação do tema, surgiram perguntas e dúvidas que os convidados da área responderam e deram exemplos. O encontro que foi direcionado para membros do núcleo e convidados foi esclarecedor e finalizou com a certeza de que os participantes levarão o recado até suas empresas e novos planejamentos estratégicos para 2024 surgirão.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×