Bloqueio na Ponte Internacional é levantado

Com apoio do setor privado, Uruguaiana fará testes em motoristas argentinos

No domingo, 25 de abril, a ABTI participou junto com associados de várias reuniões com representantes do setor público municipal e de entidades de classe, como Sindicam e Feaduaneiros, para tratar sobre os protestos ocorridos no acesso à Ponte Internacional de Uruguaiana – Paso de los Libres. Desde a terça-feira, 20 de abril, no entorno da Ponte Internacional, transportadores autônomos estavam reclamando da obrigatoriedade da apresentação de resultado negativo do teste RT-PCR, com no máximo 72h antes do ingresso na Argentina, para tripulantes estrangeiros, e desde o início da sua vigência, exigindo tratamento igualitário para com os motoristas argentinos.

O presidente do Sindicam, Paulo Dutra, que estava à frente da mobilização, relatou que o movimento se tratava de uma questão de saúde pública, visto que há possibilidade de motoristas estrangeiros infectados ingressarem no Brasil através desta fronteira e contribuírem para o aumento de casos na cidade. Diante disso, a ABTI propôs a instalação de uma barreira sanitária junto ao Terminal Aduaneiro, semelhante à campanha realizada pelo Sistema S, em junho de 2020, com a realização de testes “rápidos”, pelo menos até que a Argentina adote novas medidas de controle sanitário. A proposta foi levada a uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou a atual situação do município no enfrentamento da pandemia e as dificuldades encontradas pela baixa quantidade de profissionais disponíveis no sistema de saúde, por isso, caso fosse instalada a barreira sanitária no acesso à Ponte Internacional, as autoridades locais necessitariam auxiliar para o cumprimento do objetivo.

Francisco Cardoso, presidente da ABTI, entendendo a importância da reativação das atividades, assumiu o custo dos insumos para a realização dos testes para os motoristas argentinos que ingressarem no território brasileiro através da fronteira de Uruguaiana. Os testes realizados pela SMS de Uruguaiana, com o apoio do setor privado, acontecerão de 26 a 30 de abril, das 8h às 20h30min, no Terminal Aduaneiro da BR 290. Isso porque a alteração das exigências argentinas para ingresso no país iniciará em 1º de maio, com a testagem de todos os motoristas antes do ingresso, independentemente de sua nacionalidade.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana publicou o Decreto nº 528/2021 que dispõe sobre a instituição da barreira sanitária na área da Aduana Internacional, para procedimentos sanitários de ingresso ao Município de Uruguaiana. No documento está exposto que farão parte da ação profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais municipais e guarda municipal. Ficou acordado que seria imediatamente encerrado o bloqueio ao acesso do Terminal Aduaneiro da BR 290.

Fonte: ABTI

[xyz-ips snippet=”tagsPost”]

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×