Assinatura de termo de compromisso marca adesão do Rio Grande do Sul ao Pnatrans

Atuação conjunta e coordenada dos diferentes entes da Federação vai possibilitar o cumprimento da meta de reduzir em 50% o número de mortes e lesões no trânsito em 10 anos

Representantes de órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana estaduais e municipais do Rio Grande do Sul assinaram, nesta sexta-feira (26), em Porto Alegre, o termo de compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Com a presença do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, os signatários confirmaram o engajamento com as ações do plano para atingir a meta prevista no Pnatrans de reduzir, no mínimo, 50% o número de mortes e lesões no trânsito em 10 anos.

“Precisamos contar com a atuação conjunta de diversas instituições, seja da União, estados ou municípios, para que essas ações sejam implantadas em cada unidade da federação. Com os órgãos de trânsito e os relacionados à saúde, educação e segurança pública agindo conjuntamente, alcançaremos o objetivo do plano”, afirmou Carneiro.

Contribuição

O diretor-geral adjunto do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), Marcelo Soletti, destacou que ações de educação e fiscalização contribuem para diminuir a índices negativos no trânsito gaúcho e a necessidade do empenho para intensificá-las. “O Pnatrans traz diretrizes que vão nos ajudar ainda mais, uma metodologia uniforme para atuarmos em conjunto. A união sempre acaba trazendo bons resultados”, afirmou.

Elaborado pelo Governo Federal a partir de um amplo debate de grupos de trabalho, a iniciativa traz 160 ações prioritárias para a segurança no trânsito. Além do Rio Grande do Sul, aderiram ao Pnatrans Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão e Distrito Federal.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×