Entre 6 e 22 de dezembro, o SETCERGS, o CEPORTO e a Rede de Bancos de Alimentos RS promovem campanha inédita para engajar empresas transportadoras e clientes na arrecadação de alimentos em todo o Estado
Em uma iniciativa inédita que une representatividade setorial, responsabilidade social e mobilização da sociedade, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), o Centro Empresarial Porto Seco (CEPORTO) e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul lançam, entre os dias 6 e 22 de dezembro de 2025, a Campanha Transportadores do Bem. O movimento pretende engajar empresas, operadores logísticos, transportadores, fornecedores e clientes em uma corrente solidária capaz de ampliar significativamente a doação de alimentos e fortalecer o combate à fome no Estado.
A ação integra o tradicional Natal do Bem, promovido pela RBS TV, que dará ampla visibilidade ao projeto em sua programação, especialmente no Jornal do Almoço. A mobilização contará ainda com a participação da dupla Lucas & Felipe, intérpretes da música-tema criada especialmente para a campanha, reforçando o espírito natalino de cooperação e esperança. O grande diferencial da iniciativa é o portal oficial www.transportadoresdobem.com.br, desenvolvido pela Agência Conjunto. A plataforma funcionará como uma “carreata virtual”, reunindo transportadoras e empresas do setor rodoviário em uma vitrine digital de solidariedade. No ambiente on-line, será possível realizar cadastros, acessar regulamentos, enviar informações sobre arrecadações e acompanhar a participação das empresas.
As formas de contribuição incluem doações via PIX, entrega de alimentos em pontos de coleta corporativos e mobilização de clientes e parceiros. Pessoas físicas também poderão participar como doadores ou voluntários. A destinação dos alimentos seguirá o rigor organizacional da Rede de Bancos de Alimentos RS, que há 25 anos atua na triagem e distribuição. Em Porto Alegre, no interior, às unidades municipais da Rede, devidamente estruturadas para armazenamento, triagem e distribuição. Já municípios sem unidades instaladas terão entidades locais para receber as doações provenientes das empresas participantes. Todas as contribuições realizadas por PIX serão convertidas integralmente em alimentos distribuídos pela Rede.
Em uma iniciativa inédita que une representatividade setorial, responsabilidade social e mobilização da sociedade, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), o Centro Empresarial Porto Seco (CEPORTO) e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul lançam, entre os dias 6 e 22 de dezembro de 2025, a Campanha Transportadores do Bem. O movimento pretende engajar empresas, operadores logísticos, caminhoneiros, fornecedores e clientes em uma corrente solidária capaz de ampliar significativamente a doação de alimentos e fortalecer o combate à fome no Estado.
A ação integra o tradicional Natal do Bem, promovido pela RBS TV, que dará ampla visibilidade ao projeto em sua programação, especialmente no Jornal do Almoço. A mobilização contará ainda com a participação da dupla Lucas & Felipe, intérpretes da música-tema criada especialmente para a campanha, reforçando o espírito natalino de cooperação e esperança.
O grande diferencial da iniciativa é o portal oficial www.transportadoresdobem.com.br, desenvolvido pela Agência Conjunto. A plataforma funcionará como uma “carreata virtual”, reunindo transportadoras e empresas do setor rodoviário em uma vitrine digital de solidariedade. No ambiente on-line, será possível realizar cadastros, acessar regulamentos, enviar informações sobre arrecadações e acompanhar a participação das empresas. As formas de contribuição incluem doações via PIX, entrega de alimentos em pontos de coleta corporativos e mobilização de clientes e parceiros. Pessoas físicas também poderão participar como doadores ou voluntários.
Na capital, as doações físicas serão encaminhadas ao Banco de Alimentos de Porto Alegre, no interior, às unidades municipais da Rede, devidamente estruturadas para armazenamento, triagem e distribuição. Já municípios sem unidades instaladas terão entidades locais para receber as doações provenientes das empresas participantes. Todas as contribuições realizadas por PIX serão convertidas integralmente em alimentos distribuídos pela Rede.
A identidade visual da campanha foi criada pela Agência G5, com desdobramentos da Agência Akau, garantindo unidade na comunicação. Já a proteção jurídica da marca está a cargo da Paulo Afonso Pereira – PAP Marcas e Patentes, que realiza o registro de forma gratuita. Mais do que uma ação de arrecadação, a Campanha Transportadores do Bem nasce da união de três instituições profundamente ligadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e celebra o espírito natalino com propósito, impacto e união. É a força logística do Estado transformada em movimento concreto de esperança.
Para mais informações sobre o projeto ou para participar da campanha, entre em contato pelo e-mail: bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.br.
Fonte: Banco de Alimentos do RS/Jornalismo Setcergs