Marketing inteligente pode redefinir estratégias e relações das empresas com seus stakeholders, afirma o palestrante Jonathan Souza
A primeira atração da tarde do COMJOVEM Summit 2025 foi a palestra de Jonathan Souza, que abordou como a Inteligência Artificial vem revolucionando o marketing ao integrar dados, automação e criatividade.
O primeiro ponto da apresentação resgatou as revoluções anteriores no marketing, começando pelo crescimento da televisão como meio de comunicação que inaugurou a era da mídia de massa, e a segunda com o marketing digital, que trouxe interatividade e personalização em tempo real. Agora, segundo ele, vivemos a terceira transformação — o marketing inteligente —, que une dados, automação e criatividade para compreender comportamentos e antecipar decisões. Essa nova fase representa uma virada no modo como empresas e profissionais constroem relacionamento com o público, unindo precisão tecnológica e sensibilidade humana.
“A inteligência artificial não deve substituir a autenticidade das marcas, mas amplificá-la. No setor de transporte, onde confiança e relações humanas são fundamentais, a IA se torna uma aliada para potencializar o propósito das empresas. O futuro do transporte será definido por quem conseguir unir dados e propósito. As empresas de transporte que mais crescerão nos próximos anos serão aquelas capazes de equilibrar inovação e identidade. A tecnologia já permite prever rotas, reduzir custos e personalizar experiências, mas é o propósito, e não o algoritmo que garante relevância duradoura”, ressaltou.
Outro ponto destacado na apresentação foi a importância do branding.
“O Branding é consistência e propósito em cada ponto de contato da marca. No setor de transporte, onde a confiança é construída na estrada e nas relações, o branding é o que mantém a empresa reconhecida e relevante, mesmo em meio à transformação digital”, disse.
O COMJOVEM Summit 2025 contou com o patrocínio de Chapa Brasil, Dipesul Volvo, Fetransul e Truckpag, e o apoio da Transpocred.