Polícia Civil deflagra Operação Garra contra quadrilhas especializadas no furto de caminhões

Investigações apontam prejuízo milionário e envolvimento de mais de 50 pessoas em esquema de desmanche e adulteração de veículos

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de São Leopoldo e da 2ª Delegacia de Novo Hamburgo, deflagrou nesta quinta-feira (18/09), a Operação Garra, voltada ao combate do crime organizado no Rio Grande do Sul. A ação é resultado de uma investigação que durou cerca de dois anos e teve como alvo duas das maiores organizações criminosas especializadas no furto e adulteração de caminhões.

Segundo a apuração, os grupos atuavam de forma estruturada, realizando desde furtos de veículos de alto valor, especialmente caminhões equipados com dispositivos munck, até a revenda fraudulenta de peças e equipamentos. Foram identificados mais de 50 integrantes com funções distintas dentro da quadrilha, além da utilização de ferros-velhos, recicladoras, imóveis e até criação de cavalos como fachada para lavagem de dinheiro.

Ao todo, a atuação criminosa foi relacionada a mais de 65 ocorrências policiais e envolveu a adulteração de mais de 60 caminhões. A operação cumpriu 35 medidas cautelares, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em municípios como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Santa Maria e Montenero. Um contingente de 120 policiais civis foi mobilizado. Até o momento, nove pessoas foram presas, além da apreensão de quatro caminhões, uma arma e munições.

O SETCERGS, por meio de sua Comissão de Segurança, parabeniza a Polícia Civil pela efetividade da ação, reconhecendo a importância do combate ao crime organizado para a proteção do setor de transporte rodoviário de cargas.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×