Treinamento capacita transportadoras para agir em emergências com cargas perigosas

Curso no SETCERGS abordou legislação, EPIs e promoveu troca de experiências com especialista

Profissionais do setor de transporte participaram, na sede do SETCERGS, em Porto Alegre, de um treinamento técnico presencial voltado ao atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos nas estradas. Realizado na manhã desta terça-feira (08/07), o curso foi ministrado pela engenheira química e especialista em consultoria ambiental Gabriela Lima Braga.

“Nenhum acidente é igual ao outro. Cada um tem suas particularidades e, por isso, é preciso estar preparado para agir da melhor maneira”, destacou a especialista.

A programação incluiu explicações sobre legislações e resoluções vigentes — com destaque para a Resolução ANTT nº 5.998/2022, que estabelece regras para o transporte de produtos perigosos —, análise de casos reais e orientações sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os participantes contribuíram ativamente, com perguntas e trocas de experiências.

“A comunicação precisa ser rápida, eficiente e efetiva em seu desfecho. Assim que a ocorrência acontece, precisamos contatar nosso responsável técnico. O órgão ambiental deve ser o primeiro a ser informado”, pontuou o coordenador da Comissão de Produtos Perigosos, Giovani Pasini.

A atividade foi realizada pela Ícaro Ambiental, assessoria técnica do SETCERGS, especializada em oferecer consultoria personalizada às transportadoras, apoiando os associados na solução de demandas operacionais, legais e estratégicas do setor.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×