Governo do RS assina contrato para viabilizar construção de pontes internacionais

Parceria com a Caixa viabiliza etapa inicial para construção de três pontes entre o RS e a Argentina

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou ontem (28/4) contrato com a Caixa Econômica Federal para apoio na elaboração dos termos de referência necessários à contratação dos anteprojetos de três novas pontes internacionais ligando o Rio Grande do Sul à Argentina.

As pontes conectarão os municípios de Porto Mauá a Alba Posse, Tiradentes do Sul a El Soberbio e Itaqui a Alvear. Atualmente, a travessia entre essas localidades é feita exclusivamente por balsas.

A parceria com a Caixa visa dar suporte técnico ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para viabilizar a construção das estruturas.

Os termos de referência são o primeiro passo para fazer os anteprojetos que serão doados à União para viabilizar a construção.

O vice-governador Gabriel Souza ainda explicou que, para a elaboração dos documentos, será necessário fazer topografia e batimetria no Rio Uruguai. Para isso, é fundamental a colaboração do governo argentino para que os trabalhos possam acontecer.

Com investimento de R$ 553 mil, o contrato com a Caixa contempla a elaboração dos termos de referência, além de análise e assessoria nos projetos de engenharia das pontes. A expectativa é que, ao longo dos próximos dois anos, sejam concluídos os anteprojetos, permitindo que o governo gaúcho encaminhe os documentos à União e busque recursos para a execução das obras, seja por meio do orçamento federal, seja por financiamentos internacionais

Com informações de Governo do Estado

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×