ESG: Ações de hoje constroem um amanhã melhor

Para se inspirar: confira em detalhes as ações que as empresas Patrus Transportes e Scala Logística promovem dentro dos critérios ESG.

Os critérios agrupados na sigla ESG tem direcionado as empresas em ações de sustentabilidade, mas o programa não se trata apenas de conter danos à natureza, o seu escopo é muito mais amplo e diz respeito a relações estabelecidas com funcionários e fornecedores, a atuação para melhorar a sociedade como um todo, o tratamento e as oportunidades dadas às minorias, as ações tomadas para promover a diversidade, além das medidas adotadas para combater fraudes e corrupção.

Scala Logística 

A Scala Logística possui dois importantes exemplos que emanam os princípios e conceitos ESG na prática: são as unidades de Guaíba/RS e Minas do Leão/RS.

Estas duas unidades, de recente operacionalização, foram pensadas desde os seus projetos de engenharia e arquitetura visando práticas ambientais sustentáveis: 

  • Ambiental, Social, Governamental 

Sistemas de coletas de água da chuva para a lavagem dos caminhões: passam por sistema de tratamento de efluentes, para a água resultante da lavagem ser processada e reutilizada para novas lavagens de veículos. Seguindo o ciclo fechado de utilização, processamento e reaproveitamento da água, há perda de apenas 10% desta água. 

Estruturas prontas para receber a instalação dos sistemas de geração de energia fotovoltaica: “Com a prática adotada, cumprimos com o quesito Ambiental da política ESG e impulsionamos o aspecto social e governamental, à medida que os profissionais se engajam nestas práticas, e estas impulsionam outras que criam o forte elo do comprometimento com o negócio e seu resultado. Ademais, cria no mercado com clientes e fornecedores um ciclo virtuoso, aproximando aqueles que norteiam seus negócios sob as mesmas premissas”, complementa Andressa Scapini, Consultora Jurídica da Scala Logística. 

Patrus Transportes 

Os critérios ESG fazem parte da filosofia da empresa. 

  • Ambiental 

Menos Carbono: Compensação de emissão CO2 através do apoio a projetos que geram créditos de carbono. A Patrus possui um compromisso com o pacto Net Zero 2030, do Sistema B, tendo como meta zerar a emissão de CO2 até o ano de 2030. 

Frota Sustentável: Além de monitorar as emissões de poluentes atmosféricos, a Patrus Transportes viabiliza diversas práticas sustentáveis com a frota de veículos que unem proteção ambiental e viabilidade econômica. A empresa adquiriu um veículo GNV (caminhão bicombustível) que tem capacidade para transportar 31 toneladas, com potência de 460 cavalos e autonomia de 500 quilômetros. A Patrus possui um veículo movido a energia elétrica que é utilizado nas entregas B2C (empresas para pessoas físicas) em Belo Horizonte e Região Metropolitana, que não emite poluentes na atmosfera. Além disso, incentivam os Transportadores Autônomos de Carga (TAC) a instalar o kit GNV (Gás Natural Veicular) em seus veículos. O incentivo financeiro é uma parceria com a Gasmig, que oferece valores mais atrativos do que no mercado. Atualmente, a empresa trabalha com quase 100 carros movidos a GNV.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa: Acompanhamento em tempo real do indicador de emissão de CO2 (dióxido de carbono) da frota, de acordo com o serviço prestado e no escopo do GHG Protocol. Esse monitoramento permite o mapeamento das fontes de emissão da empresa para o planejamento de ações de compensação, redução e investimentos em novas tecnologias. 

Energia Limpa: Pensando na sustentabilidade ambiental e econômica, todos os equipamentos elétricos utilizados pela Patrus Transportes têm o selo de eficiência energética Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A empresa investe continuamente em novas tecnologias e equipamentos que otimizam os processos, gastando menos energia. A empresa conta, ainda, com dois terminais fotovoltaicos, nas cidades mineiras de Montes Claros e Uberlândia, que geraram no ano passado uma economia na matriz energética. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das alternativas mais promissoras para obtenção energética. 

  • Social 

Através do Instituto Marum Patrus – IMAP, o braço social da Patrus Transportes, são realizados projetos e ações sociais para os colaboradores e as comunidades no entorno das unidades. O IMAP foi criado em 2008 para formalizar e profissionalizar o desenvolvimento e a execução de projetos e programas com foco em assistência social, voluntariado e capacitação. 

Alguns exemplos de projetos são:

Assistência Social – A Central IMAP de Projetos é responsável pela gestão dos aportes via lei de incentivo da Patrus Transportes. O instituto realiza anualmente a seleção e o acompanhamento de projetos por meio das leis de incentivo (municipal, estadual e federal).

Voluntariado – O Programa de Voluntariado de Ações Responsáveis – PROVAR tem como objetivo promover programas sociais por meio do trabalho voluntário, apoiando instituições sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Atualmente, o projeto se desdobra em outros dois: 

Na marmita  – Com o agravamento da situação econômica no país, ocasionado pela pandemia, o projeto Na Marmita foi lançado em 2020. O projeto incentiva o trabalho voluntário entre os colaboradores da Patrus Transportes para a produção de marmitas distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Líder Social – O projeto Líder Social tem o objetivo desenvolver lideranças para o voluntariado nas unidades da Patrus Transportes. As equipes são capacitadas, desenvolvendo habilidades para identificação, planejamento e execução de ações e projetos sociais nas filiais e no entorno.

Capacitação – O programa Jovem no Transporte foi criado para capacitar jovens aprendizes para o mercado de trabalho, por meio da aprendizagem profissional voltado para o setor de transporte de cargas fracionadas. A metodologia do projeto alia teoria e prática promovendo o desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais.

Programa Diversidade, Equidade e Inclusão: Ações de engajamento das pessoas no quesito diversidade. Há palestras para os colaboradores, por meio do programa Patrus Talks, campanhas de conscientização e uma cartilha com um glossário dos termos mais utilizados neste tema. Material disponível clicando aqui. 

  • Governamental 

Ouvidor Digital: Canal exclusivo criado para que todo o público de relacionamento da Patrus Transportes — colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços e sociedade em geral — possa relatar de forma segura qualquer ação que viole o Código de Ética e Conduta da empresa. Incidentes ou atitudes inapropriadas são reportados pelo site ou pelo telefone, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. As informações registradas nesse canal são recebidas e tratadas por uma empresa independente e especializada (Ouvidor Digital) que tem por obrigação assegurar o sigilo absoluto e o tratamento adequado das informações, sem conflito de interesses.

Certificação do Sistema B: A Patrus é certificada como uma empresa B Corp desde 2018. Fazem parte dessa comunidade global com mais de 4000 empresas que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e colaborativo para as pessoas e para o planeta. As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor PARA o mundo e não apenas as melhores do mundo.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×