Vacância de condomínios logísticos é a menor desde 2013

Locação é impulsionada pelo e-commerce

A taxa de vacância dos condomínios logísticos de alto padrão no Brasil fechou o ano de 2020 em 14,3%, segundo pesquisa First Look, realizada pela consultoria imobiliária JLL. O índice é o menor registrado desde 2013, quando o estudo teve início.

Mesmo com o Estado de São Paulo impulsionando o mercado no último trimestre, com cerca de 75% da absorção, 2020 foi um ano com movimentações expressivas em outras praças. Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam grandes volumes de locações durante o ano nas regiões de Duque de Caxias (232 mil m²) e Extrema (75 mil m²), respectivamente.

Com um novo estoque de 1,1 milhão de m², 2020 superou 2019 tanto no volume entregue quanto no percentual de área pré-locada (51,5%), contribuindo para o recorde de absorção e, consequentemente, para a queda do indicador de vacância.

Para 2021, projeta-se um ano com muitas entregas, sobretudo em regiões como Cajamar e Guarulhos , onde se espera uma maior competição por áreas de alto padrão. Apesar da entrega de mais espaços, a expectativa é de alta absorção e manutenção dos preços.

Segundo a pesquisa da JLL, a vacância dos condomínios deve cair ainda mais e atingir o patamar de 12,43% no Brasil. Em SP, estado que apresenta o maior volume de movimentações, o índice deve ser ainda mais baixo, por volta de 12,29%.

Fonte: JLL

[xyz-ips snippet=”tagsPost”]

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×