Consultoria aponta queda histórica do PIB do Setor de Transportes

O PIB do setor de transportes terá queda de 7% em 2020. O estudo foi feito pela TCP Partners, empresa de investimentos e gestão com sede em São Paulo, que analisou a redução acentuada das operações aeroviárias e de transporte de cargas para a indústria e comércio.

O setor movimentou R$ 256,08 bilhões em 2018, ano da greve dos caminhoneiros, um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior, mas ainda 6% abaixo do que movimentava antes da recessão iniciada em 2014. Em 2019, a expansão foi de apenas 0,2%. Este ano, as atividades foram diminuídas desde março. Segundo o levantamento a queda só não foi maior devido a safra agrícola recorde que teve que ser transportada e armazenada.

Das 157.365 empresas de transporte de carga no país, pelo menos 19,2 mil (-12,2%) devem fechar as portas até o próximo ano, principalmente pequenas e médias. O estudo completo engloba empresas de cargas, logística e também de transporte de passageiros. Tem como base dados do segmento divulgados pelo IBGE, que aponta queda de 8% na atividade até maio.

Conforme a TCP Partners, o objetivo da análise foi compreender o comportamento do setor de transportes e logística considerando os impactos do Covid-19. “O setor de transporte e logística está sofrendo os impactos da crise por muito tempo. Por ser transversal, é necessário que outros setores se reestabeleçam para que as empresas se recuperem”, diz Ricardo Jacomassi, sócio e economista-chefe da empresa.

Fonte: TCP Partners e O Globo

Autoria: Assessoria de Imprensa

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×