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18 de setembro de 2019

Diretor Presidente da CCR na reunião-almoço da diretoria do SETCERGS

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O diretor presidente do Grupo CCR, Roberto Calixto, participou na reunião-almoço da Diretoria do SETCERGS, realizada nessa terça-feira (17), no auditório do sindicato, em Porto Alegre.

Na abertura do encontro quinzenal, o presidente do sindicato, João Jorge Couto da Silva, declarou a satisfação de receber o ilustre convidado. “O SETCERGS nunca foi contra as concessões de rodovias. Não aceitamos as cobranças de tarifas leoninas”, explicou o dirigente anfitrião. Observou que a frota das empresas do TRC está dada vez mais equipadas com novas tecnologias embarcadas. “Por isso merecemos transitar em rodovias de qualidade e segurança”, ponderou o presidente. “Queremos que vocês tenham um trabalho bem-sucedido, afinal, somos parceiros, juntamente com a nossa Federação e queremos ser ouvidos”, acrescentou.

Por sua vez, Roberto Calixto, agradecendo a oportunidade de aproximação cada vez mais efetiva com uma das entidades mais representativas e reconhecida do setor no Brasil, anunciou que o SETCERGS terá cadeira cativa no Conselho de Usuários da CCR. “O sindicato é nosso usuário VIP”, disse Calixto.

Planos de Investimentos no RS

Após vencer, no final do ano passado, o leilão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), abrangendo um total de 473,4 quilômetros no Rio Grande do Sul, o grupo CCR tem um pesado plano de investimentos para serem feitos no Estado.

A concessionária é responsável pelos seguintes trechos: BR-101/RS, entre a divisa SC/RS até o entroncamento com a BR-290 (Osório); BR-290/RS, no entroncamento com a BR-101 (Osório) até o km 98,1; BR-386, no entroncamento com a BR-285/377 (Passo Fundo) até o entroncamento com a BR-470/116 (Canoas); e BR-448, no entroncamento com a BR-116/RS-118 até o entroncamento com a BR-290/116 (Porto Alegre).

Os recursos serão aplicados principalmente na construção de praças de pedágios e recuperação de pavimento. No total da concessão, serão investidos em torno de R$ 7,8 bilhões nas rodovias, em obras como duplicações (cerca de 225 quilômetros até o 18º ano do prazo da concessão), e mais R$ 5,6 bilhões serão gastos com custos operacionais como conservação, operação e monitoramento. Esses recursos serão desembolsados durante a vigência do contrato, que se estenderão por 30 anos.

Calixto comentou que a meta é ter cerca de 1,1 mil câmeras para fazer o acompanhamento da Rodovia de Integração do Sul. “A ideia é ter 100% (das estradas) monitoradas”, informou Calixto.

Pedágios

A tarifa básica será de R$ 4,40 por sentido. As outras rodovias integrantes da RIS também passarão por aprimoramentos como operação tapa-buracos, poda de vegetação, sinalização, entre outras ações. No entanto, os pedágios nessas estradas serão cobrados mais adiante, pois dependem da concretização das praças.

Será erguida uma praça na BR-101 e outras quatro na BR-386. Esses pontos ficarão localizados nos municípios de Três Cachoeiras, Paverama, Fontoura Xavier, Montenegro e Victor Graeff. Calixto estima a finalização dessas estruturas até outubro deste ano. A praça de Gravataí, que hoje está situada no quilômetro 77, será deslocada para o quilômetro 60, ficando mais próxima ao município de Glorinha.

Outra novidade acontecerá no pedágio de Santo Antônio da Patrulha, que atualmente cobra tarifa dobrada em apenas um sentido e passará a cobrar nos dois sentidos. Ambas as alterações deverão ocorrer em agosto de 2020.

Placa para a Panex

Após a apresentação do Grupo CCR, o presidente João Jorge entregou uma placa para as representantes da Transportes Panex, Suzana Bedin e Valesca Bedin, que este ano completou 60 anos de filiação ao SETCERGS.

“A Panex continua sendo uma empresa familiar, através dos filhos: Suzana, Paulo, Sueli e Suzete, fazendo a gestão da empresa conjuntamente com alguns netos do fundador, Raul Bedin, preservando seu espírito empreendedor.  

Autoria: Imprensa

 

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