SETCERGS - Transporte & Logística

Setcergs

Transporte&Logística

Início / Notícias / Notícias / Movimentação De Cargas Tem Queda De 16%

8 de junho de 2018

Movimentação de cargas tem queda de 16%

E-mail

Segundo pesquisas divulgadas recentemente, com a greve dos caminhoneiros, as vendas no varejo tiveram uma queda de 30%. Da mesma forma, registros da AT&M, empresa que atua no mercado de averbação eletrônica e que conta com uma base de dados com mais de 20 mil empresas do setor de transporte de cargas e seguros, também comprovam que houve queda na movimentação de cargas. No mês de maio, foram 27 milhões de averbações para o transporte de cargas, sendo que, em abril, foram 32 milhões, representando uma queda de 16%.

De acordo com Flademir Lausino de Almeida, sócio-diretor da AT&M, esses dados mostram uma queda na movimentação de cargas em todo o país, cujos reflexos devem ser sentidos por um período entre 5 e 15 dias ainda, dependendo da região e do segmento de atuação de cada empresa.

Quando a transportadora emite um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), e o embarcador, uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), essas informações ficam registradas no sistema das secretarias da Fazenda (Sefaz) de cada estado. Assim, a respectiva Sefaz responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria. Depois disso, para que sua carga seja transportada de forma adequada e segura, transportadoras e embarcadores precisam averbá-la, o que significa coletar todas essas informações, checar se os dados da carga estão coerentes com a apólice de seguro do cliente e transmitir essa informação para a companhia de seguros.

Autoria: Setcergs

 

Voltar Topo Imprimir