SETCERGS - Transporte & Logística

Início / Notícias / Notícias / Daer Ainda Não Deu Autorização Para Começo Da Recuperação Da Ponte Do Rio Do Sinos Na Rs-020

11 de janeiro de 2019

Daer ainda não deu autorização para começo da recuperação da ponte do Rio do Sinos na RS-020

E-mail

A empresa contratada para recuperar a ponte sobre o Rio dos Sinos na RS-020, em Taquara, aguarda há quatro meses a autorização para poder iniciar a obra. A construtora Engedal está esperando que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) faça ajustes no contrato.

Segundo a autarquia, ainda não há previsão de quando a recuperação irá começar. A empresa chegou a se mobilizar. Montou o canteiro de obras, mas não conseguiu iniciar os serviços.

Foram identificados problemas não verificados anteriormente. As alterações no projeto foram concluídas somente no fim do ano. Agora, a empresa irá se adaptar e a ordem de início para o começo da recuperação irá iniciar.

O Daer ainda não informou qual o valor atualizado da obra a partir da mudança no projeto. Ela foi contratada ao custo de R$ 1,22 milhão.

O projeto prevê a execução de vigas e estacas adicionais, para dar mais estabilidade à construção. Serão seis meses de trabalho no km 44 da rodovia. A recuperação da estrutura será feita com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Os problemas na região começaram em agosto de 2013 depois de uma sequência de dias chuvosos, com aumento no nível do rio. Em maio de 2016, o Daer chegou a lançar concorrência para realizar a recuperação da ponte.

O valor da obra foi estimado em R$ 5 milhões. A previsão era de que o trabalho seria executado em um ano e meio, mas a disputa foi suspensa um mês depois.

Em agosto do mesmo ano, o Daer anunciou que buscava uma alternativa mais barata. Somente em novembro de 2017, a autarquia informou que o projeto estava sendo revisto antes de ir para licitação. Somente em março de 2018 a concorrência foi lançada e, em agosto, o vencedor foi anunciado.

Fonte: GauchaZH

Autoria: SETCERGS

 

Voltar Topo Imprimir