SETCERGS - Transporte & Logística

Início / Notícias / Notícias / Setcergs Debates Aprofunda O Tema Gestão De Pneus Em Frota

19 de setembro de 2019

SETCERGS Debates aprofunda o tema Gestão de Pneus em Frota

E-mail

Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, será realizado mais uma edição do evento SETCERGS Debates, das 15h às 17h, na sede do sindicato, na Avenida São Pedro, 1420, em Porto Alegre.

Com o tema “Gestão de Pneus em Frota”, o palestrante convidado é o gerente comercial da Hoff Pneus, Tiago Azevedo. “Vamos tratar um tema que fala sobre a economia e a gestão de pneus. A finalidade será auxiliar as transportadoras a economizarem seus produtos para rentabilizem ainda mais seus investimentos na frota e sua receita, anuncia o executivo da empresa parceira do SETCERGS.

Essa realização do SETCERGS 60 anos, tem o patrocínio da Scania/Suvesa e o apoio da Hoff.

Parcerias

A Hoff Pneus, que há mais de 60 anos atua no segmento de transportes, possui como grandes parceiras a Bridgestone (maior fabricantes de pneus do mundo) a Bandag (maior fabricantes de insumos para recapagem do mundo) e a Budini (maior empresa de gestão de pneus do mundo). Com esse legado, o gerente comercial Tiago Azevedo foi convidado para apresentar em forma de debate o tema Gestão de Pneus em Frotas.

“Na maioria das empresas transportadoras o pneu é o segundo maior custo na planilha de manutenção, ficando atrás apenas da conta combustível. Porém, muito diferente que controlar a média do consumo de um caminhão, os pneus em mais de 90% das empresas não possuem um processo de gestão definido e ou quando possuem na sua grande maioria são ineficientes e não gerenciam todas as variáveis que agem no dia a dia dos mesmos”, assinala o palestrante.

Destaca na apresentação ao grande público a diferença entre Controle e Gestão.  “Esse é um dos propósitos do debate, assim como esclarecer o quanto o pneu pode influenciar no aumento do consumo de combustível da frota na ordem de 2% a 7%”, observa o gerente comercial da Hoff.

Outro ponto que será abordado será a Usina da Informação e a Usina das Rotinas. “Isso em relação aos pneus, quando as empresas precisam estar permanentemente focadas em duas grandes frentes de trabalho: a da informação e das rotinas”, explica Tiago Azevedo.

5 Ladrões de KM

Ter o domínio de todas as informações, desde o momento da compra,  até o momento do sucateamento do pneu é tão importante como a criação de uma rotina de manutenção preventiva eficaz e profissional, que  assegure que os pneus estejam rodando dia após dia da maneira correta, como calibrado, alinhado, balanceado e emparelhado corretamente, eliminando assim os famosos "5 Ladrões de KM". Segundo ele, em estudos feitos no Brasil roubam em média 35% da vida útil de um pneu. “Como exemplo, este mesmo levantamento nos apontou que apenas 18% dos pneus brasileiros rodam com a calibragem correta, e este é um dos "ladrões" que mais influenciam na performance dos pneus e para o aumento da resistência ao rolamento e, consequentemente, aumento do consumo do diesel”, revela o gerente comercial da Hoff.

Como solução, ele vai apresentar a Gestão Compartilhada, um sistema informatizado que trabalha todas as variáveis dos pneus podendo ser utilizado ou não as ferramentas eletrônicas nas inspeções diárias os pneus.

“Por fim, além de uma apresentação da fórmula do cálculo do CPK (Custo por Quilômetro) para que cada empresa possa ver como anda a performance de cada tipo de pneu e recapagem na sua empresa, haverá a participação de clientes num fórum de debates e questionamentos dos temas tratados acima”, anuncia Tiago Azevedo. 

Autoria: Imprensa

 

Voltar Topo Imprimir