SETCERGS - Transporte & Logística

Início / Responsabilidade Social / Banco De Alimentos Do Rs / Notícias / Banco De Alimentos Lança Livro Inédito De Nutrição

5 de novembro de 2010

Banco de Alimentos lança Livro inédito de Nutrição

E-mail

        A alimentação inadequada é um problema frequentemente encontrado no Brasil, desde os primeiros anos de vida das crianças. É extremamente importante uma alimentação adequada na infância, visando assegurar o crescimento, desenvolvimento e boa saúde. No livro “Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar”, nutricionistas do Banco de Alimentos apresentam ferramentas que poderão ser utilizadas para a prática da educação alimentar, através das experiências adquiridas ao longo dos anos em escolas de educação infantil da cidade de Porto Alegre, que contribuirão para a melhoria da saúde e nutrição das crianças. O lançamento deste livro, material inédito no país, ocorrerá em 9 de novembro, às 20h30min, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro, em Porto Alegre.
        Através de parceria entre a UNISINOS e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, iniciaram-se em 2003, ações para que pessoas menos favorecidas da comunidade tivessem acesso à alimentação adequada. O convênio possibilitou a criação e execução de ações Educacionais em Saúde e Nutrição nas Instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos, através de atividades técnicas e educativas realizadas em parceria entre alunos e professores das Universidades e as nutricionistas do Banco de Alimentos.
        O Livro tem o objetivo de socializar com nutricionistas, acadêmicos de nutrição e educadores em geral, atividades classificadas pelas organizadoras como “jogos de ensinar”, utilizadas como ferramentas de ensino e aprendizagem na área de Educação Alimentar pela equipe de nutricionistas, professores e acadêmicos do Banco de Alimentos. Os jogos de ensinar apresentados na obra foram planejados e aplicados por acadêmicos dos Cursos de Nutrição, a partir de pesquisas em livros e sites; alguns foram adaptados de outros já existentes e muitos foram criados pelos próprios estudantes e nutricionistas. Esses jogos são direcionados às crianças em idade pré-escolar e têm como foco central contribuir na formação do comportamento alimentar e, conseqüentemente, na promoção e manutenção da saúde.
        A obra, que faz parte de um processo de construção de conhecimento vivido por Nutricionistas e estagiárias de Nutrição, levará ao leitor uma nova forma de trabalhar Educação Alimentar através de brincadeiras e atividades prazerosas, que certamente contribuirão para a educação e desenvolvimento das próximas gerações.



        Serviço

        Livro inédito de nutrição será lançado dia 9 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre.

        Local: Praça de Autógrafos da Feira do Livro – Porto Alegre
        Data: 09/11/10
        Horário: 20h30min

Autoria: Paola Monti

 

Voltar Topo Imprimir