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ANO X - 8 de fevereiro de 2019

Tabela do frete mínimo e Reforma Trabalhista em debate no primeiro CONET&Intersindical de 2019


A cidade de João Pessoa (PB), sediou nos dias 7 e 8 de fevereiro, a primeira edição do CONET&Intersindical de 2019, evento que surgiu da reformulação do CONET&Mercado - Conferência Nacional dos Estudos em Transporte, Tarifas e Mercado, com o objetivo de debater assuntos de interesse do setor de transporte rodoviário de cargas, principalmente no que tange a questão tarifária, assim como unir forças para buscar melhorias para as empresas.

Os técnicos da NTC&Logística, entidade responsável pelo evento, apresentaram as pesquisas de mercado e apontaram os direcionamentos relacionados ao frete.

No primeiro dia o encontro iniciou com as apresentações do Departamento Técnico da entidade (DECOPE), seguido dos debates sobre o Piso Mínimo de Frete e Perspectivas de Mercado – Cenário Político 2019.

Nesta sexta-feira, a Intersindical abordou os temas: Manutenção das Entidades Sindicais – propostas do GT Estruturação Sindical, Multas da ANTT – Aspectos Legais e Procedimentais; Piso Mínimo de Frete – Aspectos Legais; Inspeção Veicular da ANTT; Bloqueio/ Penhora de Ativos Financeiros e UBER do TRC e o Marco Regulatório do TRC. Também entrou em pauta o futuro da Reforma Trabalhista.

Temas pertinentes

O presidente do SETCERGS, João Jorge Couto da Silva, esteve em João Pessoa acompanhando e participando dos debates do primeiro de 2019. “Está sendo um dos melhores CONET, pelos assuntos tratados e suas discussões e encaminhamentos, pois são temas já pertinentes ao nosso dia a dia (Tabela de Fretes Mínimos dos autônomos) e sua dificuldade de entendimentos sobre as multas e o passivo que todas as empresas estão acumulando por falta de posicionamento final do STF”, avaliou o presidente. Também destacou as abordagens sobre a Reforma Trabalhista e a reestruturação das entidades sindicais

O CONET&Intersindical edição João Pessoa é uma realização da NTC&Logística com organização da DBA&C Associados, tendo como entidade anfitriã o SETCEPB. Conta com o patrocínio da Autotrac, Iveco, Man Latin America, Mercedes-Benz, Trade Vale.

Comunicado do CONET de fevereiro de 2019

Estudos do DECOPE indicam que o TRC começa a sair da crise, mas a esperada recuperação do valor do frete rodoviário de carga ainda não veio

Seguindo a sistemática de apuração semestral de índices de variação de fretes do segmento transportador rodoviário de cargas, a pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro último aponta para uma defasagem média de 13,0%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 15,5% nas com cargas lotações.

Outro dado que continua preocupando, é a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor e GRIS. E, ainda, verifica-se que muitos usuários não remuneram adequadamente o transportador com relação a outros custos e serviços adicionais não contemplados nas tarifas normais. Enquadram-se nesta categoria, por exemplo: a cobrança da EMEX para o estado do Rio de Janeiro, a TRT para as regiões que possuem restrição a circulação de caminhões, os serviços de paletização e guarda/permanência de mercadorias, o uso de escoltas e planos de gerenciamento de riscos customizados, o uso de veículos dedicados, dentre outros.

É importante realçar que muitas vezes os custos com esses serviços são superiores ao próprio frete, daí porque trata-se de situação injusta, que precisa ser resolvida pelo mercado.

Finalizando, é oportuno lembrar que estamos novamente próximos de um período de crescimento da economia, onde as demandas crescem e os gargalos logísticos se estreitam, razão pela qual, o alerta continua visando a preservação da saúde financeira da empresa e a recomposição da defasagem, configura-se a necessidade de que contratantes e transportadores encontrem o equilíbrio em suas relações comerciais como forma de manter a regularidade em suas operações.

João Pessoa/PB, 07 de fevereiro de 2019.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

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